Folha Online | 22 de julho de 2010 - 16:20

Vendas de material de construção crescem quase 20%

As vendas de material de construção cresceram 19,78% no primeiro semestre do ano, ante o mesmo período de 2009, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Em junho, houve alta de 16,34% na comparação com o mesmo mês de 2009. Trata-se da oitava elevação consecutiva, após um período de baixa nas vendas por conta da crise. Na comparação com maio deste ano, porém, foi registrada queda de 0,71%.

De acordo com o presidente da Abramat, Melvyn Fox, na comparação com o primeiro semestre de 2008 --período de forte crescimento que antecedeu a crise financeira internacional-- as vendas do primeiro semestre deste ano apresentaram um crescimento de 0,67%. "Isso mostra que o setor já deixou para trás os efeitos da crise".

Para a entidade, o setor deverá encerrar o ano com alta de 15% nas vendas ante 2009.

"A base representada pelo primeiro semestre do ano passado ficou abaixo da média do período, por isso a perspectiva da entidade é de que o setor continuará crescendo, embora em taxas menores do que apresentadas até então, por conta da recuperação do setor já no segundo semestre de 2009", informou em nota.

As vendas no setor têm sido impulsionadas pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que completou um ano no último dia 1º de abril e está em vigor até o final de 2010.

A Abramat também divulgou que o nível de empregos gerados da indústria cresceu 12,30% em junho, ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com maio deste ano, houve crescimento de 2,33%.