27 de novembro de 2004 - 07:25

SES festeja dia Nacional de Combate ao Câncer

O dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje, será festejado na Capital a partir das 14h em frente ao Centro Cultural Otávio Guizzo. O evento ocorre paralelo às atividades do dia de Mobilização pelo Desarmamento e prevê atividades culturais com várias apresentações de grupos musicais, grupos de dança, avalização antropométrica, panfletagem etc.

O tema proposto pelo Instituto Nacional do Câncer para o dia Nacional de Combate ao Câncer este ano é “Informação: a Melhor Arma no Combate ao Câncer”. A mobilização para comemoração do dia é promovida pela Coordenação Estadual de Prevenção Primária de Câncer e, segundo Silvana Dorneles, coordenadora do programa, “a violência constitui uma ameaça à cidadania, por isso trabalhar a prevenção do câncer é também trabalhar a favor do desarmamento seja no real ou no simbólico, seja do câncer ou da arma, o importante é trabalhar no sentido de sensibilizar as pessoas na direção do cuidado, defesa da vida e do bem estar coletivo”.

A Coordenação de Prevenção Primária, segundo Silvana Dorneles, trabalha em prol de uma mudança de estilo de vida da população. Silvana explica que já estão em fase de cadastramento no Ministério da Saúde, 38 Centros de Construção de Estilos de Vida Saudável no Estado. São 18 centros na Capital e 20 no interior sendo que, já estão em funcionamento os Centros de Dourados, Sidrolândia e em Campo Grande, o Centro do Posto de Saúde da Vila Nasser. Em Mato Grosso do Sul a prevalência do tipo de câncer em mulheres é o de mama e nos homens o de próstata.

 

 

 

APn