MS Notícias | 22 de julho de 2010 - 05:33 QUESTÃO AMBIENTAL

Desmatamento caiu consideravelmente desde 2002

Segundo relatório do Instituto Real de Assuntos Internacionais, o desmatamento ilegal nas florestas de todo o mundo caiu 22% desde 2002. Isso mostra o quanto os países desenvolvidos e subdesenvolvidos estão preocupados com a questão ambiental. E o mais importante é que o Brasil é indicado como o país com maior queda de desmatamento, seguido da Indonésia e Camarões, três dos países com as maiores áreas florestais.

Nos últimos oito anos, o Brasil teria diminuído o desmatamento entre 50% e 75%, enquanto que na Indonésia teria havido queda de 75%, e em Camarões de 50% no mesmo período.

Segundo a Chatham House, como também é conhecido o Instituto Real de Assuntos Internacionais, a pressão dos consumidores, as restrições legais dos países importadores de madeira e o destaque nos meios de comunicação contribuíram para a queda no desmatamento.

Mas de acordo com o pesquisador Sam Lawson, o corte ilegal de árvores continua a ser um grande problema no mundo. “Quedas de 50% a 75% parecem muito, mas temos que ter em mente que o desmatamento ilegal era um problema tão preocupante nesses países que, mesmo com a redução substantiva, ainda é um problema grave”, disse ele à rede britânica BBC.

Segundo o relatório, tanto grandes e ricas corporações quanto empresas pequenas e artesanais promovem o desmatamento. “É importante que todas as nações estejam engajadas, desenvolvendo estratégias que visem à redução dos níveis de desmatamento ilegal. No Brasil, a utilização de tecnologias via satélite tem contribuído muito para a redução dos níveis de desmatamento, especialmente na região amazônica. Entretanto, precisamos reduzir estes níveis ainda mais”, recomenda o tutor do Portal Educação e biólogo, Carlos Rodrigo Lehn.