MS Notícias | 21 de julho de 2010 - 14:08

Mais de 5 mil casos confirmados de hepatite em MS

Mato Grosso do Sul registrou mais de 5,4 mil casos confirmados de hepatites, é o que mostra dados de 2005 e 2009 do Sistema de Informação de Agravos (Sinan) do Ministério da Saúde. De acordo com o Relatório de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de MS, de janeiro a novembro de 2009, foram registrados 432 casos de hepatite B em MS, superando o número de casos de AIDS, no mesmo período que foi de 287. Apenas em Campo Grande, foram 133 ocorrências de hepatites notificadas.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus hepatotrópicos (utilizam o fígado como sítio primário de replicação). As mais comuns são A, B, C, D e E. Conforme informações do Ministério da Saúde, as hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

De outro modo, as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal, via compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.