Diário MS | 21 de julho de 2010 - 11:15

Começam obras do Frigorífico de Peixe de Dourados

Já começaram as obras do Frigorífico de Peixe, lançadas pelo ministro de Aquicultura e Pesca Altemir Gregolin no mês passado, durante visita a Dourados. O prazo para conclusão é de oito meses. Os operários já começaram a levantar o prédio que está sendo construído numa área de 3,5 hectares localizada na BR-163, no trevo de acesso a Fátima do Sul, com investimento superior a R$ 1 milhão.

O entreposto de peixes é esperado há vários anos pelos piscicultores de Dourados e região. O empreendimento, previsto para começar a funcionar no primeiro semestre de 2011, terá capacidade de processar cinco toneladas de pescado por dia. O peixe sairá pronto para comercialização nos supermercados. Todo o projeto é custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Prefeitura de Dourados.

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, disse que atualmente a produção do pescado em cativeiro em Dourados atende somente a demanda interna e ainda assim em datas específicas, como a Semana Santa e o Natal, quando são realizadas feiras na Praça Antônio João e no Parque Antenor Martins.

Além aumentar a produção de pescado em Dourados, o frigorífico deve gerar em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. “A expectativa é que o frigorífico incremente a economia local de pescado e abra novos mercados para a produção da região , como prevê o projeto do governo Federal para o setor em Dourados”, disse Peralta.

Para o prefeito Ari Artuzi, Dourados tem todas as condições favoráveis para aumentar a produção de pescado e ainda exportar o produto, o que vai representar um salto na economia local. “A prefeitura é parceira dos produtores Sabemos das necessidades que eles têm e por isso fizemos de tudo para construir o frigorífico próprio. Fomos a Brasília, procuramos a bancada federal e com o apoio de todos conseguimos fazer essa obra virar realidade”, afirmou o prefeito.