Terra | 21 de julho de 2010 - 05:25

Montadora lança carro no Brasil para crescer 40% no País

A Citroën lançou nesta terça-feira, em Porto Real (RJ), seu novo modelo para o mercado brasileiro. O Aircross será fabricado na planta fluminense e, com ele, a montadora espera aumentar 40% sua participação no mercado brasileiro para 3,5% até o final de 2010. Atualmente, os franceses detêm 2,5% de market share no País.

Segundo a montadora, o Aircross chega ao mercado brasileiro em setembro e custará a partir de R$ 55 mil. A expectativa da Citroën é que o modelo tenha 2,5 mil unidades vendidas por mês até o último trimestre deste ano. O Aircross marca a estreia dos franceses no segmento SUV compacto no Brasil.

O projeto do Aircross teve início em maio de 2007 e a Citroën afirmou ter investido 180 milhões de euros na concepção do carro. Segundo o diretor geral da marca no Brasil, Ivan Ségal, com ele, a Citroën espera ultrapassar a barreira dos 85 mil carros vendidos no País este ano e incrementar as vendas em cerca de 24% na comparação com 2009.

O novo modelo será equipado com câmbio manual e motor 1.6 l, que produz até 113 cavalos de potência, também fabricado em Porto Real. Uma novidade é a colocação do estepe na parte de fora do carro, acoplado ao porta-malas, como acontece no Cross Fox e na Ecosport.

O carro produzido no Brasil será exportado para Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Costa Rica.