Washington Lima / Fátima News | 15 de julho de 2010 - 07:14 FÁTIMA DO SUL

Projeto Geosite desenvolvido em Fátima do Sul é destaque no II EPSTE

A professora de Geografia e da Sala de  Tecnologias Educacionais – STE, Maria de Lourdes Ferreira de Macedo Lopes está desenvolvendo o Projeto Geosite com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Filinto Mülller, de Fátima do Sul. A partir de segunda-feira (19), o site Fátima News estará divulgando os trabalhos dos alunos, mês em que se comemora o aniversário da cidade.

O objetivo geral do projeto é criar uma rede de informações de geografia através de sites do Google, desenvolvido por equipes de alunos do 1º ano A e B, 2º ano A e 3º ano A e B matutino.

O Projeto Geosites propõe aos alunos a construção de páginas e edição de vídeos relacionados aos conteúdos estudados da grade curricular, que serão carregados no Youtube  e que além de outras atividades serão expostos nos sites até o final do ano letivo. As atividades dos sites serão desenvolvidas  de forma que  as produções possam ser compartilhadas e que os conhecimentos de nossos estudantes possam ser ampliados tanto na área da Geografia como da tecnologia.

O projeto foi selecionado para ser apresentado em Dourados, na II EPSTE – Encontro dos Professores das Salas de Tecnologias Educacionais, das escolas jurisdicionadas ao NTE de Dourados, que reuni vários municípios, realizado dia 12 de junho de 2010.

A professora acredita na fala de José Armando Valente que diz que o computador deve ser inserido na educação não como uma máquina de ensinar, mas como uma ferramenta que facilita a descrição, a reflexão e a depuração de idéias. Assim, para ele: “O computador deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz...”

Temos que usar as Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC, a favor da educação de nossos alunos.

Com as TIC, como os softwares Movie Maker, Paint, PowerPoint, Excel, Word, sites  do Google,  IBGE, Youtube, Greenpeace, gifs animadas,  G1, R7 e afins, variados recursos como data show, notebook, celulares, máquinas digitais, cabos USB, pen drives, computadores, livros, monografias, enciclopédia nathional geoghafic,  foi possível a realização desse trabalho. A coletânea de vídeos estará inserida dentro dos sites dessas equipes. Trata-se de informações sobre o município, país e continentes, em um total de 38 vídeos e sites.

CLIQUE E CONHEÇA  O VÍDEO DO  PROJETO GEOSITES