Fátima News com assessoria | 15 de julho de 2010 - 07:18 DOURADOS

Dourados terá ensino técnico federal, afirma Marçal Filho

O secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, professor Eliezer Moreira Pacheco, garantiu ao deputado federal Marçal Filho que Dourados será contemplada na terceira etapa de Plano de Expansão com uma escola técnica federal.

De imediato, com o apoio do reitor Marcus Aurélius Serpa, será implantado no município uma extensão do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), com a promessa de criação, em 2011, do centro técnico federal.

“Dourados já perdeu por duas vezes a chance de ter uma escola técnica federal, com cursos profissionalizante de alta qualidade, porque a classe política, cochilou e não fez nada, na época em que foram feitas as seleções das cidades. No Estados os municípios de Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Coxim já contam com essas unidades técnicas, enquanto a segunda maior cidade do estado ainda não tem”, desabafou Marçal Filho.

O deputado explica que agora irá consultar a população e a classe empresarial para saber quais os cursos que exigem maior demanda. “Os cursos técnicos podem ser mais importante do que muitos cursos universitários, porque gera emprego e renda e impulsiona o desenvolvimento do município”, ressaltou o parlamentar.

O deputado citou como exemplo o Senai de Dourados, onde praticamente todos os alunos conseguem emprego antes mesmo de concluir o curso profissionalizante. “As indústrias sucroalcooleiras muitas vezes precisa trazer profissionais de fora porque não acha mão-de-obra especializada no município. Com a instalação da escola técnica federal esse cenário vai mudar”, concluiu o deputado.

O reitor do IFMS, Marcus Aurélius Serpa, elogiou a iniciativa do deputado Marçal Filho e afirmou que a região Sul do Estado ganhará muito com a implantação da escola técnica Federal.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");