26 de novembro de 2004 - 14:52

Câncer de estômago se origina nas células da medula óssea

O câncer de estômago é provocado pelas células-tronco derivadas da medula óssea e não pelas células-mãe da mucosa gástrica interna (epitelial) como sempre se pensou, de acordo com pesquisas realizadas com ratos e cujo resultado foi publicado nesta quinta-feira na revista "Science".

"Esta descoberta é surpreendente e pode modificar a teoria atual sobre a origem dos cânceres gástricos", ressaltou Daniel Silberberg, professor de Medicina na Universidade de Columbia (Nova York) e um dos membros da equipe.

"As conclusões deste estudo podem levar à atualização de novos métodos para diagnosticar e tratar muitos cânceres, particularmente aqueles ligados a inflamações crônicas do estômago, esôfago, pulmões e fígado", destacou.

A teoria dominante entre os oncologistas é a de que a maioria dos cânceres tem sua origem nas células-mãe do órgão onde a doença evolui.

Este grupo de pesquisadores suspeitou, porém, que as células da medula óssea pudessem contribuir para o desenvolvimento e avanço dos tumores cancerígenos, já que emigram para os tecidos danificados ou inflamados para repará-los.
 
Folha Online