MS Notícias | 14 de julho de 2010 - 17:37

Audiência deverá discutir a produção do algodão no Estado

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, dia 14 de julho, o deputado Paulo Corrêa (PR), fez uso da tribuna para destacar a reinvidicação dos produtores de algodão do Estado.

O parlamentar participou da abertura da Festa do Algodão dos Chapadões, em Chapadão do Sul, na última sexta-feira e conversou com representantes da Associação dos Produtores de Algodão, que pedem para retomar a discussão do fundo do algodão em Mato Grosso do Sul.

É que 1999, foi criado o Fundo Pluma, e de todo algodão e seus subprodutos, como o caroço, vendidos no Estado, os produtores pagavam 4% e o Governo 8% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O incentivo do Governo concedido para o Fundo Pluma, neste período era de 15% mas que foi erradicado em 2001.

Neste sentido, o parlamentar solicitou que seja realizada uma reunião na Casa de Leis com os produtores de algodão de Mato Grosso do Sul. "Hoje, um hectare de algodão rende R$ 5 mil, e um hectare de soja rende R$ 1,5 mil", justificou Corrêa.