Fátima News com Assecom | 14 de julho de 2010 - 15:25 DOURADOS

Prefeito abre etapa dos Jems e Jojums em Dourados

A.Frota

O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, abriu oficialmente na noite de terça-feira (13) a etapa de basquete dos Jems (Jogos Escolares) e Jojums (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul). A abertura dos jogos que servem como seletiva para duas competições nacionais aconteceu no ginásio de esportes do Sesi e reuniu atletas de 17 municípios do Estado, além de um bom público que acompanha as disputas.

Promovido pela Fundesporte (Fundação de Desporto do Estado) com apoio da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), os Jogos Escolares e da Juventude acontecem em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Em Dourados, por exemplo, está sendo disputada a modalidade de basquetebol nas categorias masculino e feminino. No ano passado o município também foi sede dos Jogos, só que em outra modalidade, a de handebol. A competição reúne 600 atletas representando 17 cidades, incluindo Dourados como município-sede.

Na abertura, o prefeito Ari Artuzi disse que os jogos ajudam na formação dos jovens e dá a oportunidade para quem deseja se tornar um atleta profissional. Para o prefeito, os Jems e Jojums servem como vitrine, já que essas disputam costumam revelar destaques do esporte até mesmo para o cenário nacional.

“Temos vários exemplos de atletas que foram descobertos em competições assim e que hoje jogam ou já jogaram em grandes equipes do Brasil”, destacou o prefeito, que participou da abertura acompanhado da primeira-dama e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Freitas Artuzi.

Na abertura oficial dos Jems e Jojums, além do prefeito, estavam presentes o diretor-presidente da Fundesporte, Júlio César Komiyama, o diretor-presidente da Funced, Leandro Carlos Francisco, e a ex-pivô da Seleção Brasileira de Basquete, Ruth Roberta de Souza, que foi homenageada. Nascida em Três Lagoas, a sul-mato-grossense ajudou a equipe brasileira a conquistar vários prêmios, entre eles, o título mundial em 2004, na Austrália.

Disputas
As disputas do basquete dos Jems e Jojums estão sendo realizadas nos ginásios do Sesi, do Sesc (Serviço Social do Comércio) e da Escola Imaculada Conceição.

Segundo o diretor de Esportes da Funced, Carlos Eduardo Stranieri, o Goiaba, esses jogos vão servir como seletiva para duas importantes competições de nível nacional. No caso dos Jems, os atletas na faixa etária entre 12 e 14 anos serão selecionados para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem de 10 a 19 de setembro, em Fortaleza.

Já os Jojums, em que disputam jogadores de 15 a 17 anos, a seletiva é para esta mesma competição nacional, que será realizada em outra data. As Olimpíadas Escolares Brasileiras para esta faixa etária (15 a 17) serão realizadas em Goiânia, de 8 a 18 de novembro. Leandro Carlos Francisco informou que a intenção do município é ter uma participação ainda maior nas disputas nacionais este ano.

Leandro disse que, além do basquete, a prefeitura irá viabilizar a participação das equipes de Dourados em outras modalidades das Olimpíadas Escolares Brasileiras.