Terra | 14 de julho de 2010 - 10:08

Seis em cada dez crianças já foram expostas a nudez na internet

O relatório de uma das maiores empresas de segurança da informação, o Norton Online Family Report, demonstrou que a experiência de crianças na internet não é tão positiva como se pode imaginar.

Raiva, medo e preocupação estão entre os sentimentos dos pequenos quando passam por experiências negativas online. E ainda, mais da metade se sentiu responsável pelo ocorrido.

Mas nem tudo são más notícias, quase sete em dez crianças afirmaram que recorreriam aos pais caso algo ruim acontecesse e mais da metade se acham mais cuidadosos com o uso da rede mundial de computadores que seus pais. Na verdade, 20% das crianças entrevistadas afirmaram que seus pais “não têm ideia” do que estão fazendo online.

Outros dados são reveladores sobre o uso de internet por crianças:

- Este ano, as crianças passaram em média 10% mais tempo online por mês do que em 2009
- Somente 45% dos pais percebem que seus filhos estão tendo experiências negativas online
- As crianças estão sentindo um impacto emocional poderoso nas experiências negativas online. Elas têm maior propensão a sentir raiva (39%), tristeza (36%), medo (34%) e temor/preocupação (34%) como resultado de um incidente na rede.
- Um terço das crianças se sente responsável por experiências negativas na rede.
- Nove em dez crianças seguem as regras familiares para uso da internet
- Sete em dez crianças afirmam não intimidarem ou serem más pela web
- Seis em dez não assediam ou perseguem pessoas online
- Seis em dez evitam transmitir fotos ou posts embaraçosos de outras pessoas

A Norton pesquisou 2,8 mil crianças e mais de 7 mil adultos, em 14 países, sobre suas vidas e experiências online. O estudo resultante, o Norton Online Family Report, foi realizado pela empresa de pesquisa StrategyOne.