Diário MS | 12 de julho de 2010 - 13:14

Avaliação do Ideb coloca Amambai em 2º lugar no MS

Os dados apresentados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no dia 5 passado, apontam que a educação pública de Amambai alcança a segunda posição em todo o Estado, atrás somente de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
O Ideb foi criado no ano de 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Em Amambai, todas as escolas municipais tiveram suas médias do Ideb aumentadas, ultrapassando até as metas que o instituto estabelece para os próximos anos. O índice do município, que tem uma população perto dos 40 mil habitantes, foi de 5,0 pontos. A média de Campo Grande foi 5,1 pontos.
Com esse resultado o município melhorou seu índice anterior, que era de 4,3 pontos em 2007 e saltou da 9ª para a segunda posição no ranking da educação em MS.
“É uma conquista do trabalho e dos investimentos que realizamos no setor de educação. Temos que destacar e parabenizar cada diretor, coordenador, professor e funcionários de nossas escolas municipais pelo resultado alcançado. Isso é fruto da dedicação de cada um desses profissionais”, disse o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini que recebeu com muita festa os dados divulgados pelo Ideb, que também destacou o trabalho realizado pela administração municipal.
“Desde que assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2009, realizamos diversos investimentos no setor da educação em Amambai, com reformas e ampliação de escolas, contratação e capacitação de professores e vários outros investimentos que garantiram mais conforto e melhores condições de estudo para nossos alunos, que por conta disso, também melhoraram o aprendizado na rede municipal”, ressaltou o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de educação, Zita Centenaro, as escolas da rede municipal de ensino de Amambai passam por avaliações constantes, visando corrigir eventuais falhas e melhorar a qualidade de ensino, realizando capacitações de diretores, coordenadores e professores da rede de educação, que conta também com educação especial, sala de recursos, salas de informática com profissionais qualificados, transporte escolar para alunos da rede rural em toda a área do município além de ótimas instalações escolares.
“Acompanhamos de perto todo o desenvolvimento escolar de nossos alunos e a cada bimestre nossas escolas municipais passam por uma avaliação para detectar possíveis dificuldades na aprendizagem e melhorar a qualidade do ensino”, disse a secretária.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é atingir o primeiro lugar do Ideb em todo o estado, e para isso, existem projetos que visam melhorar a qualidade de ensino no município, como pro exemplo o acompanhamento bimestral, realizado em todas as escolas, através da aplicação de um simulado para alunos do 4° ao 8° ano, que busca identificar suas habilidades que estão sendo aplicadas em sala de aula, a aplicação das provas são realizadas no mês de Maio e outra no mês de Outubro.
A Secretaria conta com projetos de Oficinas (formação continuada), realizadas com os professores, melhorando assim, suas atuações em salas de aula, tendo em foco o aluno. O projeto de Aceleração de Série vem se desenvolvendo nas escolas do município. O projeto é elaborado nas séries iniciais de aprendizado, atendendo em quatro escolas e visa corrigir a distorção idade/ano dos alunos, que muitas vezes podem avançar um ano, dependendo dos resultados que ele apresenta.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");