9 de julho de 2010 - 05:27

Sul de MS teve um dos junhos mais secos de sua história

O boletim agrometeorológico da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), divulgado ontem, mostra que em 2010 ocorreu um dos meses de junho mais secos da série histórica da região. As chuvas de apenas 2 mm representam 3% da normal de 67 mm. Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação MS, verifica-se que, ao contrário do mês de maio, as chuvas em junho foram inexpressivas no sul de Mato Grosso do Sul: Sete Quedas (42 mm), Amambai (17 mm), Ponta Porã (11 mm), Sidrolândia (11 mm), Juti (10 mm) e Rio Brilhante (7 mm). Não houve registro de chuvas em Ivinhema, Maracaju e Campo Grande.

De acordo com o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, quanto à temperatura, em junho de 2010 a média foi 19,7ºC, mais de um grau superior à média histórica de 32 anos, 18,5ºC. A média das temperaturas máximas, 26,7°C, foi um grau e meio superior à média de junho, 25,2ºC, enquanto a das mínimas, 13,7ºC, superou em meio grau a normal do mês, 13,2ºC. Em sete dias a temperatura superou 30°C, atingindo 32,3ºC em 25 de junho. Em apenas quatro dias a temperatura foi inferior a 10ºC, sendo a mínima do mês 4,8°C, em 6 de junho.

No começo de junho, os solos da região estavam com a umidade próxima à ideal, devido às chuvas que ocorreram em maio. “No entanto, com a
ausência de chuvas, a umidade foi diminuindo gradativamente e, no final de junho, os solos estavam com menos de 50% de disponibilidade hídrica”, explica o pesquisador.

Umidade do ar

A umidade relativa média de junho foi 69%, ou seja, 5% inferior à média histórica de junho, 74%. Em três dias ocorreram níveis de umidade do ar inferiores a 30%. A umidade relativa mínima foi 21% no dia 24 de junho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), níveis de umidade do ar inferiores a 30% exigem cuidados, pois podem causar danos à saúde humana.

Mais informações sobre o clima na região de Dourados podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.cpao.embrapa.br/clima/