ASSECOM | 1 de julho de 2010 - 18:05

Campanha contra paralisia imunizou 16,4 mil crianças

A campanha de vacinação contra a poliomelite imunizou 16.462 crianças de até 5 anos em Dourados. Essa foi a 31º campanha realizada pelo Ministério da Saúde. Por etapa, quase 15 milhões de crianças são vacinadas em todo o país. A doença está erradicada no Brasil há 21 anos.

No município, a campanha foi centralizada em todas as unidades de saúde. A imunização também foi feita através de plantões especiais no Shopping Avenida Center e no Cidadania Ativa, no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão.

Para a diretora de Vigilância Sanitária, Eliza Hidalgo Morais Pereira, a campanha de vacinação é a melhor forma de prevenir a população contra doenças. “Nós precisamos vacinar sempre o maior número de criança contra a poliomielite e em outras campanhas de vacinação é muito importante que as pessoas se mobilizem”, disse ela.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Eduardo Rocha, é necessário que todos os pais e responsáveis levem as crianças com o cartão de vacinação para que sejam imunizadas. “Apenas com a conscientização dos pais, mães e todos os responsáveis pelas crianças é que vamos começar a prevenir doenças perigosas e abrir caminho para a promoção da saúde”, disse o secretário.

O Brasil está livre do poliovírus desde 1989. A primeira tentativa de controlar a poliomielite no Brasil aconteceu em 1971 com a instituição do Plano Nacional de Controle da Poliomielite, pelo Ministério da Saúde, em consequência de vários surtos da doença no país. A segunda etapa da vacinação terá início no dia 14 de agosto, em todos os postos de vacinação.