26 de novembro de 2004 - 07:00

Santos não joga mais na Vila Belmiro em 2004

O Santos não vai mais jogar na Vila Belmiro neste Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou o recurso e tirou o mando de campo do clube da última partida do Campeonato Brasileiro, dia 19 de dezembro, contra o Vasco.

A equipe já havia perdido o direito de jogar no Urbano Caldeira na partida do dia 5 de dezembro, contra o Grêmio. Esse jogo será realizado no estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto.

A diretoria do Santos entrou com o recurso tentando recuperar o mando da partida contra o Grêmio, mas a promotoria, acreditando que a pena aplicada foi pequena, também recorreu. A sentença modificada fez o time paulista perder três jogos, e a multa aumentou de R$ 50 mil para R$ 80 mil.

Como o campeonato está para terminar, esse terceiro jogo que o Santos perdeu o mando deve se transformar em nova multa ou então terá que atuar fora da Vila Belmiro em jogo da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro de 2005.

A assessoria do STJD não soube confirmar se a pena vale para a próxima temporada ou será transformada em multa.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não gostou de perder mais um mando e, sutilmente, criticou as punições do STJD.

"Você, quando começa a construir um prédio, começa lá de baixo, da fundação, não do 12 andar. Se começar lá de cima, quebra. Por isso, acho que tem que ter cuidado para querer moralizar o futebol. Não adianta fazer tudo de uma vez. Quem erra, tem que ser punido, mas com cautela", disse Luxemburgo.

Ele acha que a pressão que os torcedores poderiam exercer na Vila vai fazer falta nessas últimas duas rodadas como mandante.

 

Terra Redação