G1 | 26 de junho de 2010 - 18:40

Uruguai vence a Coréia do Sul e se classifica para as quatas de finais

A vaga nas quartas de final da Copa de 2010 conquistada pelo Uruguai neste sábado, em Porto Elizabeth, após uma vitória de 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, deixou o técnico Oscar Tabárez nas nuvens. E não é para menos: a última vez que a Celeste chegou a essa fase em um Mundial foi há quarenta anos, em 1970, no México.

- Temos que comemorar esse bilhete para as quartas de final. É difícil acreditar que conseguimos esse feito. E não é a toa que o nosso povo está tão feliz – disse Tabárez.

O técnico também fez questão de exaltar seus comandados ao responder uma pergunta sobre qual é o segredo da Celeste.

- Levaria muito tempo para explicar (o segredo), mas o que posso dizer é que essa (geração) é feita de jogadores jovens que, quando ingressaram na seleção, estavam em times uruguaios e, hoje, a maioria está em clubes importantes do exterior. Ele estão capitalizando essa experiência para seleção. São grandes atletas, estão sempre juntos e unidos. Nos 15 minutos da partida (contra a Coreia) vimos essa solidariedade – observou.

Tabárez também elogiou os sul-coreanos.

- O jogo mostrou que o futebol está bastante equilibrado. A Coreia do Sul cresceu muito e talvez seja a seleção mais forte da Ásia – salientou.