Folha Online | 25 de junho de 2010 - 16:33

Honduras e Suíça empatam e estão eliminadas da Copa

Mesmo jogando diante de Honduras, que havia perdido as duas primeiras partidas, a Suíça não conseguiu superar o adversário e apenas empatou por 0 a 0, nesta sexta-feira, no estádio Free State, em Bloemfontein, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo-2010. Com o resultado, os suíços foram eliminados da competição.

Com o empate, a Suíça, que surpreendeu ao ganhar da favorita Espanha por 1 a 0, pela primeira rodada, terminou apenas na terceira colocação da chave, com quatro pontos --dois a menos do que Chile e Espanha, que ficou na liderança por ter melhor saldo de gols (2 a -1).

Já Honduras, que havia perdido para o Chile e Espanha, somou seu primeiro ponto no torneio.

Segundo colocado da chave H, o Chile será o adversário da seleção brasileiras nas oitavas de final. A partida será realizada na segunda-feira, às 15h30, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo.

Já a Espanha, dona da melhor campanha do Grupo H, terá pela frente Portugal, na terça-feira, às 15h30, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

Durante o Mundial, os suíços ficaram marcados pelo futebol defensivo. Na partida anterior, diante do Chile, a equipe, inclusive, quebrou o recorde da Itália com o maior tempo sem sofrer gols da história dos Mundiais --estabelceu 559 minutos juntando as Copas de 2006 e 2010.

Nesta sexta-feira, a Suíça comprovou sua ineficiência ofensiva. Precisando vencer para conseguir a classificação às oitavas de final, além de torcer por uma derrota do Chile para a Espanha, a Suíça não conseguiu balançar a rede. A equipe europeia dominou o primeiro tempo, mas não criou nenhuma oportunidade de gol.

Na segunda etapa, a Suíça se mandou para o campo de ataque, mas sem organização não conseguiu chegar ao gol. Já Honduras criou duas excelentes oportunidades, no entanto, pecou nas finalizações.