Assecom | 24 de junho de 2010 - 09:30

Dourados sedia Festival da Melhor Idade

Dourados está sediando o Festival da Melhor Idade, região conesul, realizado pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) em parceria com a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que está cedendo o espaço físico e recepcionando os atletas.

Além dos idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso André’s Chamorro, participam do encontro, que acontece de quarta-feira (23) até sábado, usuários dos centros de convivência de Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Sete Quedas, totalizando 250
competidores. Os atletas participam das modalidades de bocha, dama, dominó, festival de dança, malha, sinuca, truco e voleibol adaptado.

Conforme os organizadores, o principal objetivo é a consolidação da cultura esportiva na terceira idade, assim como a socialização entre os usuários e integração entre os municípios. “Aqui eles trocam experiências e fazem novas amizades, sem contar que levam a sério o esporte e a competição”, explica a gerente do Festival, Idileida Miranda Lima.

O Festival era realizado em nível estadual desde 2002, porém foi dividido em três regiões para facilitar a organização e logística devido à grande demanda de competidores. Os atletas foram separados pelas regiões do Pantanal, Central (que abrange o Bolsão, região norte e central) e Conesul.

“Esta é a última etapa da sétima edição. Calculamos a participação total mil idosos. A escolha de Dourados para sediar esta etapa é que, além de estar em local estratégico, o município se colocou à disposição para receber as delegações”, aponta a gerente. Ela completa que todo trabalho está sendo realizado em equipe.

Para Luiz Leal, 79, esta é uma oportunidade de integrar com pessoas de outros municípios. “Todo movimento que promove a aproximação das pessoas edifica amor, força, alegria e promove a felicidade e a paz. Vou jogar bocha e vôlei. Só não vou competir em outras modalidades porque não pode”, afirmou. Os competidores só podem participar de duas modalidades.

Os dois primeiros colocados em cada competição, separados por sexo, participarão da fase estadual, em Campo Grande.