MS Notícias | 23 de junho de 2010 - 14:18

Coleção conta história de MS sob olhar sul-mato-grossense

A história do Estado está sendo resgatada com a publicação da coleção “Documentos para a história de Mato Grosso do Sul”. A segunda caixa com três livros, contendo reedições de originais publicados pela primeira vez no início do século XX e na década de 50, será lançada nesta quinta-feira, dia 24, às 14h30, no Museu de Arqueologia, localizado no primeiro andar do Memorial da Cultura.



As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. “Esta coleção está selecionando livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense”, diz o historiador e professor da Universidade Federal (UFMS), Gilson Rodolfo Martins, que integra a comissão de organizadores da coleção, da qual também fazem parte os professores Paulo Roberto Cimó Queiroz e Valmir Batista Corrêa, além do secretário de Fazenda do Estado, Mário Sérgio Lorenzetto. Para o professor, a disponibilidade bibliográfica sobre o Estado foi feita sob o olhar paulista e mato-grossense e a coleção se propõe a mostrar um outro contexto do momento vivido.



A primeira caixa foi lançada no final de maio e também contém três livros: “Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata”, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; “Oeste – Ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nélson Werneck Sodré e “Pantanais Mato-Grossenses”, do cuiabano Virgílio Correa Filho.



Segundo lançamento



O primeiro volume intitulado “Jesuítas e Bandeirantes no Itatim”, de Jaime Cortesão, reúne documentos dos séculos XVII e XVIII sobre a bacia platina. A obra escrita por um historiador português, que trabalhava na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, apresenta fundamentos que levaram a configuração atual do território brasileiro. A primeira publicação aconteceu em 1951 e depois desta data não foi mais reeditada.



“Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso” é o título do segundo volume, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa. O geólogo e pesquisador realizou estudos na região no final do século XIV e início do século XX para fundamentar projetos de implantação da rede ferroviária do Brasil Central. As pesquisas de Miguel Arrojado reforçam as potencialidades de ferro e manganês em Corumbá e calcário na Serra da Bodoquena. A edição original é de 1909.

O terceiro volume, escrito por Mário Monteiro de Almeida, tem como título “Episódios históricos da formação geográfica do Brasil”. A obra apresenta uma visão panorâmica da história de Mato Grosso e foi escrita na década de 50. O autor era consultor jurídico do antigo Estado de Mato Grosso e realizou o levantamento de documentos históricos referentes à origem territorial da região para solucionar pendências jurídicas da época.

Outras obras

De acordo com Gilson Martins, já está sendo finalizado pela comissão organizadora o conceito que vai nortear a escolha dos outros três volumes que vão compor a terceira caixa da coleção. Também será editado um volume especial com mapas históricos que vão apresentar delimitações territoriais de Mato Grosso do Sul, a partir de representações cartográficas. “A intenção é fazer um atlas histórico”, diz o professor, com a recuperação de mapas antigos e a inclusão de outros mais novos, que serão editados em ordem cronológica. “Os mapas mostram as mudanças de nome dos territórios e mudanças demográficas dos índios das antigas aldeias para as cidades atuais”, completa Martins.