Conjuntura Online | 22 de junho de 2010 - 17:00

Duarte pede informações sobre entrega de geladeiras em MS

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) apresentou na sessão desta terça-feira (22) requerimento encaminhado à Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) solicitando informações sobre o Programa de Eficiência Energética, executado pela Empresa, que distribui geladeiras a famílias de baixa renda.

O parlamentar quer saber qual a participação financeira do governo do Estado na execução do programa, quantas geladeiras foram doadas até esta data e porque são feitas grandes reuniões para a entrega de geladeiras, nas quais, segundo Paulo Duarte, o governador do Estado faz comícios, como se ele tivesse fazendo a doação.

A troca de geladeiras antigas por novas, que consomem menos energia elétrica, é resultado do Programa Eficiência Energética determinado pela ANEEL (Agência Reguladora de Energia Elétrica). Segundo Paulo Duarte, essa troca é financiada pelo próprio consumidor, já que os valores estão incluídos na conta mensal de energia elétrica e não se trata de uma ação do governo do Estado. Meio por cento do que é pago pelo contribuinte na conta de energia elétrica é repassado ao programa, para a compra das geladeiras.

Segundo o parlamentar, o governo do Estado tem colocado como realização do governo a entrega dessas geladeiras, o que não é verdade. "O governador mente ao dizer que as geladeiras são adquiridas pelo governo do Estado, o dinheiro é do consumidor, que paga pelo benefício", disse.