G1 | 21 de junho de 2010 - 13:53

Inadimplência no cheque é a menor desde 2004, diz Serasa

A emissão de cheques sem fundos em maio apresentou o menor percentual para o quinto mês do ano desde 2004, segundo aponta o Indicador Serasa Experian. A inadimplência nessa modalidade de crédito foi de 1,86% em maio deste ano.

No acumulado do ano, o levantamento também verificou queda no percentual de cheques sem fundos. De janeiro a maio, houve 1,90% de cheques devolvidos, menor percentual registrado desde 2006, considerando os cinco primeiros meses do ano.

As baixas verificadas na inadimplência com cheque se devem à recuperação da qualidade neste instrumento, de acordo com a pesquisa.

De janeiro a maio, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12%). Na contramão, São Paulo, foi o estado com menor percentual (1,45%). 

"Em um ambiente de endividamento crescente, o cheque promove agilidade no registro da inadimplência, por meio de sua devolução. Além disso, o consumidor tem evitado o parcelamento com cheque pré-datado, porque oferece prazos menores de financiamento, não há opção de amortização menor que o valor acordado e a renegociação é mais difícil", afirma a Serasa, por meio de nota.

Perspectiva

A perspectiva é de que o bom volume de vendas no Dia das Mães, na Copa do Mundo e no Dia dos Namorados, que pode ter ampliado o endividamento do consumidor, pode refletir no indicador.

No entanto, a Serasa prevê que, de qualquer forma, a inadimplência com cheques fechará o ano menor que a registrada em 2009.