Agência Brasil | 15 de junho de 2010 - 15:22

Secretaria de Direitos Humanos lança campanhas em defesa de idosos

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Paulo Vannuchi, participou hoje (15) do lançamento da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, José Luiz Telles, disse que o objetivo é transformar o dia 15 de junho em uma data de alerta em respeito aos idosos de todo o país. “Ir e vir é um direito de cidadania, e os idosos têm esses direitos assegurados”, disse.

O foco da campanha são os meios de transportes coletivos urbanos e semi-urbanos. O slogan deste ano é “As Pessoas Idosas Têm o Direito de Ir e Vir com Segurança e Tranquilidade. Respeitar Esse Direito É um Ato de Cidadania”.

Serão distribuídos panfletos e cartazes informativos aos motoristas em todas as capitais e nos municípios que tenham mais de 500 mil habitantes.

Os Correios lançaram um selo dedicado ao dia 15 de junho, Dia da Conscientização sobre a Violência da Pessoa Idosa. Segundo o diretor comercial da empresa, Ronaldo Takahashi de Araújo, o selo simboliza o respeito aos idosos.

“Os Correios estão cumprindo uma missão de responsabilidade social, e esse selo vem honrar nosso compromisso com os idosos”, completou.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a situação do idoso e também do deficiente físico é dramática no país e as campanhas tem um papel fundamental no sentido de melhorar a convivência dessas pessoas.

“Hoje temos uma geração de motoristas de ônibus mais nova, porém, devo lembrar que o respeito ao cidadão e aos idosos tem que vir de todos”, acrescentou.