Fátima News com Assessoria | 15 de junho de 2010 - 14:44

UFGD acata recomendação do MPF e anula questões de prova

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tomou a decisão na manhã desta segunda-feira (14) de anular 15 questões da prova objetiva do concurso público para o Cargo de Técnico de Enfermagem com exercício no Hospital Universitário (HU), acatando recomendação, na íntegra, do Ministério Público Federal (MPF).

A recomendação é sobre o processo administrativo nº 1.21.001.000019/2010-41, instaurado a partir de representações formuladas por candidatos ao concurso público para o preenchimento de cargos no HU, administrado pela UFGD, regidos pelos editais PROGRAD nº 01 e nº 02, ambos de 10 de fevereiro de 2010.

A elaboração, impressão, embalagem, transporte e julgamento de possíveis recursos às questões das provas objetivas do concurso público, ficou sob a responsabilidade do Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), que, por meio de Portaria Conjunta UFGD/UFG nº. 01, de 05 de abril de 2010, constituiu bancas para a elaboração e impressão das avaliações e que as provas objetivas para os quatro níveis de classificação (B, C, D e E) dos cargos ofertados deveriam ser compostas de 2.355 questões inéditas.

A prova para o Cargo de Técnico de Enfermagem foi realizada no dia 25 de abril, no período vespertino, onde foi constatado que as questões de nºs 47, 48, 50, 51, 57, 58, 59, 60, 61, 65, 68, 73, 74, 76 e 78, totalizando 15 questões, tratam-se de cópias idênticas ou quase idênticas do livro Perguntas e respostas comentadas de enfermagem; Bizu comentado”.

A UFGD, como organizadora do concurso público, anulou as 15 questões acima referidas para o Cargo de Técnico de Enfermagem, uma vez que não se tratam de questões inéditas, para primar pela conformidade das normas regulamentares e os preceitos legais informadores do concurso.

Para isso, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da UFGD já publicou no site da instituição (http://www.ufgd.edu.br/concursos/tecnico-administrativo/hu) o edital de retificação que, além de anular as questões, torna sem efeito, somente para o Cargo de Técnico de Enfermagem, os seguintes atos relativos ao concurso: a) Homologação do Gabarito Oficial, publicada pelo Edital de Homologação Nº. 22, de 11 de maio de 2010; b)  Divulgação do Resultado da Prova Objetiva, publicada pelo Edital de Divulgação Nº. 30, de 11 de maio de 2010; c) Convocação para a Prova de Títulos, publicada pelo Edital de Convocação Nº. 19, de 11 de maio de 2010; d) Divulgação do Resultado Final da Prova de Títulos, publicada pelo Edital de Divulgação Nº. 38, de 7 de junho de 2010. e) Divulgação do Resultado Preliminar Final do concurso público para provimentos de Cargos Técnico Administrativos da UFGD, publicada pelo Edital de Divulgação Nº. 39 de 7 de junho de 2010; f) Convocação para apresentação de documentos para desempate, publicada pelo Edital de Convocação Nº. 21 de 7 de junho de 2010.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) publicará novo edital de resultado final preliminar do concurso público para provimento do Cargo de Técnico de Enfermagem, contendo uma nova classificação dos candidatos, com a concessão da pontuação das questões anuladas a todos os candidatos.

Depois disso, haverá a publicação de um novo edital para a chamada dos candidatos classificados para a prova de títulos, para aqueles que ainda não apresentaram e constantes da nova classificação, dando-se dessa forma regular andamento ao concurso público.