Agraer | 14 de junho de 2010 - 15:11

Programa de Alimentação Escolar beneficia Nova Andradina

Escolas municipais de Nova Andradina estão recebendo nesta segunda-feira (14), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), hortaliças oriundas de produtores familiares do município.

A entrega está sendo realizada através de contrato firmado na primeira chamada pública do projeto, entre quatro produtores e a prefeitura de Nova Andradina para a entrega de alface, cheiro verde e couve às escolas.

“Este é um trabalho que está apenas começando e irá se expandir à medida que outros produtores forem entrando no processo”, destaca o engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agraer de Nova Andradina, Rodrigo Zanoni.

Vinte escolas do município estão sendo beneficiadas com a entrega das hortaliças.

PNAE: O programa foi criado por meio da Lei Federal 11.947 de 16 de junho de 2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural
para a alimentação escolar.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 250 mil famílias agricultoras de todo o país estão sendo beneficiadas diretamente pelo programa. O PNAE vem beneficiando também, 47 milhões de alunos da rede pública de ensino de todo o país. Em Mato Grosso do Sul, a execução do programa conta com apoio de instituições ligadas a setores como agricultura, educação, saúde, assistência social, segurança alimentar e meio ambiente.