Fátima News com Assessoria | 14 de junho de 2010 - 14:58

Lula deve visitar três cidades de MS em companhia de Zeca

Dilma também vem ao Estado, porém para cumprir agenda estritamente política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar três cidades de Mato Grosso do Sul no próximo mês: Campo Grande, Três Lagoas e Dourados. A agenda foi previamente acertada ontem (13) entre o chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho e o pré-candidato a governador Zeca do PT. “Falei rapidamente com o Gilberto [Carvalho, chefe de Gabinete da Presidência da República] hoje [ontem] na convenção do PT e ficamos de conversar durante a semana. Provavelmente deve ser entre julho e agosto”, disse Zeca.

Zeca e a esposa, professora Gilda dos Santos, passaram o fim de semana hospedados no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Eles embarcaram pela manhã de volta a Campo Grande, e à tarde Zeca participa de reunião da executiva do partido para definir a convenção estadual, que deve acontecer no dia 30 e que vai homologar as candidaturas do PT e as alianças.

Lula também viajou cedo, foi a Minas Gerais, onde inaugura obras e participa de atos institucionais em Uberlândia e Uberaba.

Agenda

Zeca pretende levar Lula a Dourados para fazer a inauguração oficial da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A universidade foi criada por Lula quando Zeca ainda era governador, e nunca aconteceu um ato formal de inauguração. É intenção de Zeca que o presidente vá também ao Assentamento Itamarati, entregar as mais de 700 casas feitas com recursos do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) para os assentados. Mas essa parte da agenda precisa ser definida.

Em Campo Grande , Lula deve inaugurar a obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do complexo Imbirussu-Serradinho. O governo federal injeta R$ 44 milhões na obra, que compreende a urbanização das margens do córrego Imbirussu, remoção de 850 famílias que viviam de forma precária no local, contenção de enchentes, abertura de avenidas e preservação do fundo de vale.  

A obra se estende por 6,3 quilômetros desde a Avenida Duque de Caxias (após o aeroporto) até a Avenida Euler de Azevedo (região Tênis Clube), sempre acompanhando o córrego Imbirussu. Além das 850 casas para abrigar as famílias retiradas das margens do córrego, foram construídos um posto de saúde e uma creche. A pavimentação de largas avenidas beneficia 47 bairros.   

Em Três Lagoas o governo federal tem várias obras em andamento: o Instituto Federal, a ampliação da termelétrica, o contorno ferroviário. Também deve inspecionar a obra da fábrica Eldorado Papel e Celulose, investimento de R$ 5 bilhões que amplia o complexo industrial do município, implantado a partir do Programa de Incentivos Fiscais do governo Zeca.

Dilma

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, também confirmou a Zeca e ao senador Delcídio do Amaral que virá a Mato Grosso do Sul, em agenda estritamente política, participar da campanha eleitoral do PT e dos aliados no Estado. Dilma deve vir logo após a convenção estadual do PT, que está previamente marcada para 30 de junho. A coordenação das campanhas de Dilma e Zeca devem promover atos públicos nas principais cidades do Estado para receber a candidata.