25 de novembro de 2004 - 10:26

Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, revela IBGE

O Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, superando, inclusive, o número de habitantes no país, estimado em 182 milhões. No País, Mato Grosso do Sul tem um dos maiores rebanhos, com aproximadamente 25 milhões de cabeças. Em 2003, eram 195,5 milhões de animais, o que representou um crescimento de 5,51% em relação a 2002. Atualmente, o Brasil exporta carne bovina para mais de 100 países, consolidando sua posição como o maior exportador mundial de carne.

Os dados constam da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2003) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o coordenador de Agropecuária do Instituto, Carlos Alberto Lauria, a carne bovina brasileira é muito procurada porque quase a totalidade de nossos rebanhos é criada em pastos. "O Brasil tem o chamado boi verde, que se alimenta da forma mais natural possível, ao contrário de outros países que cria o boi em confinamentos, com ração a base de ossos, o que propicia doenças como a vaca louca", explicou Lauria.

A pesquisa do IBGE mostra, ainda, que o rebanho de galos, frangas, frangos e pintos é maior do que o de bovinos. No ano passado, eram 737,5 milhões de cabeças, um crescimento de 1,35% em relação ao ano anterior.
 
 
 
MS Notícias