Folha Online | 11 de junho de 2010 - 05:12

Torcedores com problemas cardíacos devem redobrar cuidados na Copa

Segundo estudo realizado pela Universidade de Munique, na Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006, eventos esportivos aumentam o risco de problemas cardiovasculares, como insuficiência coronariana aguda e arritmia cardíaca sintomática. A pesquisa analisou uma amostra da população alemã durante os jogos do time da casa e constatou que a maior parte das emergências cardíacas registradas ocorreu em homens.

Com o início da Copa da África do Sul nesta sexta-feira (11), a Secretaria da Saúde de São Paulo listou algumas recomendações para os apaixonados por futebol acompanharem as partidas sem maiores preocupações.

Para o torcedor que tem histórico de problema cardíaco, o órgão indica que não se exalte com o juiz. "Se você perceber que está muito nervoso com o jogo, saia da sala e procure se distrair com alguma atividade relaxante", diz a nota. É preferível assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos, pois o convívio social diminui o estresse.

As pessoas que já sofreram acidentes cardiovasculares e tomam medicamentos à noite podem fazê-lo antes dos jogos, mas é recomendável conversar com um médico antes da decisão.

Outro cuidado é com a alimentação. De acordo com o órgão, comidas gordurosas, muito condimentadas e com alto teor de açúcar, além de grandes quantidade de álcool podem antecipar o fim da diversão. Intercalar um copo de água com a bebida alcoólica garante a hidratação.

O sal é um dos inimigos da pressão arterial, por isso é necessário ingerir com moderação alimentos e petiscos com alto teor. Também é indicado evitar bebidas com cafeína, que funcionam como estimulantes.

Os diabéticos devem ter cuidados especiais, como não parar de tomar as medicações prescritas, manter a alimentação a cada três horas e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em jejum.

Por fim, a secretaria incentiva o apoio ao time, o que envolve um certo esforço das cordas vocais e aconselha os torcedores a abandonarem o cigarro, para proporcionar um descanso aos pulmões.