25 de novembro de 2004 - 09:11

Controladoria confirma fraudes no Bolsa Família

A Controladoria-Geral da União confirmou as denúncias de irregularidades no programa Bolsa Família referentes à distribuição do benefício a pessoas que não possuem o direito. O Ministério do Desenvolvimento Social cancelou hoje todos os benefícios irregulares, que foram apontados pelo programa Fantástico, que já estavam suspensos. Em 15 dias, o relatório da Controladoria será entregue ao Ministério.

O ministro Patrus Ananias, apesar de não comentar a auditoria, disse que vai pedir providências à Caixa Econômica, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público dos Estados onde foram localizadas as fraudes.

Entre as irregularidades encontradas, estão casos de alunos com mais de 16 anos e famílias de classe média que recebem o Bolsa Escola, alunos que não foram encontrados em aulas, beneficiários que têm dois cartões e famílias pobres que não têm acesso ao pagamento, informou o Jornal Nacional.

Controladoria-Geral da União ainda diz que há falhas da Caixa Econômica Federal no cancelamento dos benefícios e falta de controle do programa.

Patrus aceita mais demissões
O ministro Patrus Ananais aceitou hoje dois novos pedidos de demissão. De acordo com a assessoria do ministro, até o dia 30 deixarão o ministério o secretário Nacional de Renda de Cidadania, André Teixeira, e o diretor do Cadastro Único, Cláudio Roquete. Durante os próximos dias, eles prepararão a equipe para os novos gestores, ainda não definidos.

A assessoria informa também que a substituta interina da secretária-executiva do ministério, Ana Fonseca, exonerada na sexta-feira, será Márcia Lopes, atual secretária Nacional de Assistência Social e vereadora licenciada de Londrina (PR). Para a Secretaria, foi designada a diretora de Proteção Social, Ana Lígia Gomes.

 

Agência Brasil