Portal da Educação | 7 de junho de 2010 - 17:58

Exportações de carne bovina do Brasil aos EUA estão suspensas

de produtos do frigorífico JBS Friboi. A carne bovina processada seria embarcada para o mercado americano e por questões sanitárias os produtos não foram autorizados.

Técnicos identificaram que as 40 toneladas de carne bovina processada do JBS estavam com Ivermectina, um vermífugo utilizado rotineiramente na criação de bovinos, acima do permitido. Esse produto em grande quantidade pode apresentar danos à saúde humana.

A decisão de suspensão da exportação foi tomada de comum acordo com os americanos, que se comprometeram a não pedir novos recalls. Ao interromper unilateralmente os embarques, o Brasil pode retomar as exportações mais rápido quando o problema for resolvido.

“O mercado internacional tem se demonstrado cada vez mais exigente, por isso, os exportadores precisam estar bem atentos para cumprirem todas as exigências”, disse a médica veterinária Danielle Pereira, tutora do Portal Educação.

O Brasil já chegou a exportar US$ 285 milhões em carne bovina processada para os Estados Unidos e hoje os embarques estão suspensos. Esse bloqueio ocorre em um momento delicado nas relações entre os dois países.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, os EUA fizeram uma mudança repentina em seus critérios técnicos para identificar o vermífugo. Nos dias sete e oito de junho, uma missão do governo brasileiro vai se reunir em Washington com os americanos para discutir o assunto.