Agência Brasil | 8 de junho de 2010 - 06:01 DESIGUALDADE SOCIAL

Desigualdade impede maior acesso a telecomunicações, aponta IPEA

A baixa renda e a concentração de investimentos em projetos de telecomunicações nos grande centros urbanos são os gargalos para o maior acesso dos brasileiros aos serviços de telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet.

Essa é a avaliação do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rodrigo Abdalla, com base no estudo Desafios e Oportunidades do Setor de Telecomunicações no Brasil, divulgado hoje pelo órgão.

Para o pesquisador, o levantamento mostrou que a saída para democratizar o acesso as telecomunicações é promover investimentos em parcerias público-privadas, com a participação das três esferas de governo

Segundo Abdalla, o país tem uma parte da população ainda excluída desses serviços porque há carência de oferta. Ele observou que, comprando-se os serviços de telefonia móvel de São Paulo e de Manaus, por exemplo, o preço no Norte do país chega a ser 15 vezes o do Sudeste.

De 1999 a 2008, os investimentos privados somaram R$ 148 bilhões, dos quais R$ 25 bilhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES).