TV Morena | 7 de junho de 2010 - 11:59

BID vai investir US$ 1 mi em projeto para as fronteiras de MS

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) vai investir US$ 1 milhão no Projeto MS Sem Fronteiras, que será desenvolvido pelo Sebrae e diversos parceiros e que tem com objetivo promover o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do Brasil, Bolívia e Paraguai.

 “Hoje no Brasil existe um esforço conjunto para internacionalizar a micro e a pequena empresa. É importante compartilhar o projeto com um organismo internacional, para que o Sebrae possa atuar com empresários da Bolívia e do Paraguai”, explicou a diretora de Operações do Sebrae/MS, Maristela França.

Maristela definiu os territórios alvos, tendo Mato Grosso do Sul como indutor do projeto. Com a Bolívia, estão incluídas as cidades de Corumbá e Ladário, no lado brasileiro; e Puerto Suarez e Puerto Quijaro, em território boliviano. Na faixa de fronteira com o Paraguai estão Ponta Porã, pelo Brasil, e Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia.

“Esses territórios serão trabalhados nos próximos quatro anos, com recursos do Sebrae Nacional, Sebrae de Mato Grosso do Sul, governo do Estado e BID”, destacou a diretora de Operações do Sebrae-MS.

“Contamos também com a colaboração de Prefeituras e instituições que participam das discussões. Não olhamos simplesmente para o recurso financeiro. Quando falamos em recursos, falamos em conhecimento, em pessoas engajadas para trabalhar na faixa de fronteira”, acrescentou.

De acordo com a diretora, o Sebrae-MS acredita na competitividade não só das micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul, mas de todo o continente. “A América do Sul e a América Latina serão a rota do desenvolvimento do mundo nos próximos anos”, afirmou.

“Daqui a quatro anos, o Sebrae espera que as empresas que estão nesse território estejam situadas em outro patamar de competitividade nas relações entre Brasil e Bolívia, mas também nas relações da América do Sul com os outros continentes com os quais forem negociar”, concluiu.