4 de junho de 2010 - 08:00

Expomara 2010 inicia neste sábado em Maracaju

A feira agropecuária de Maracaju, Expomara 2010, inicia sua 42ª edição no dia 5 de junho de vai até o dia 13 do mesmo mês. Grupos atendidos pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, executado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), participam com a exposição de diversos produtos artesanais.

Os visitantes poderão conhecer e adquirir diversos produtos vindos de pequenos produtores atendidos pelo projeto. São doces, compotas e rapaduras do grupo Pé da Serra de Bonito, artesanato em fibra de bananeira e taboa das mulheres de Bodoquena, as biojóias de Jardim e as mandalas decorativas feitas com cascas e sementes do cerrado por um grupo de Palmeiras.

A 42ª Expomara, que acontece no parque de exposições Libório Ferreira de Souza, traz novidades para este ano. Uma pista para provas de baliza será inaugurada e para trabalhar a inclusão social de comunidades mais pobres será lançado o projeto Equitação, que terá aulas gratuitas para crianças que não possam pagar.

Neste ano, a expectativa em torno da feira é que ela receba 28 mil visitantes e movimente, só com os leilões, três milhões de reais. “Durante a exposição vamos trabalhar a divulgação da integração lavoura e pecuária, que fez de Maracaju a capital desta prática”, afirma o presidente do sindicato rural do município, Luciano Muzzi. Na última terça-feira, 1 de junho, um decreto do deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) deu à cidade o título.

Dentro da programação, o entretenimento fica por conta dos shows de Munhoz e Mariano (05), Janaynna (06), Kid e Kenner (06), Alex e Yvan(10), Jeann e Julio (11), Marco Aurélio e Paulo Sergio (12), Luiz Fernando e Zé Miguel (13).

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural ) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.