Washington Lima / Fátima News | 4 de junho de 2010 - 06:09

Fátima do Sul foi destaque durante a 46ª Expoagro em Dourados

Washington Lima / Fátima News

Fátima do Sul desponta na criação de ovinos da raça Suffolk

Mais uma vez a Fazenda Pote de Ouro, localizada na rodovia Fátima do Sul - Caarapó, tendo como proprietário Manfredo Alves Corrêa, é consagrada como referência na criação de ovinos do Estado, durante a 46ª Expoagro – Exposição Agropecuária de Dourados, realizada no mês de maio, no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho.

O evento realizado pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a  ASCOGRAN (Associação dos Criadores de Ovinos da Grande Dourados), contou com a participação de criadores de vários municípios de Mato Grosso do Sul e de outros Estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

DESTAQUE

Os animais do criador de Fátima do Sul, Manfredo Junior foi o grande destaque da feira conquistando vários prêmios, dentre eles: Grande Campeão macho, a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã Fêmea e pela primeira vez conquistou também a máxima premiação da Exposição, com a Suprema Grande Campeã, julgado pelo Juiz Giancarlo Antoni, credenciado pela ARCO (Associação Brasileira de Criadores Ovinos).

A RAÇA

O ovino Suffolk é especifico para a produção de carne, com o grande potencial genético e usado em grande escala como linhagem paterna, transmite geneticamente bom acabamento de carcaça e ganho de peso aos cordeiros. Pesquisas têm demonstrado uma média de 400 gramas por dia de ganho de peso, quando a dieta esta bem balanceada, ficando o cordeiro menos tempo em confinamento, consequentemente aumentando a rentabilidade da atividade, além de apresentar carne de excelente qualidade.

O Suffolk é incomparavelmente mais rústico podendo ser criado em qualquer tipo de terreno e condições climáticas, desde que bem manejado nutricionalmente. A raça encontra-se bastante adaptada as condições de ambiente nacional.

HISTÓRICO DA FAZENDA

A Fazenda Pote de Ouro detém um plantel de elite para a comercialização de reprodutores e matrizes. Os primeiros animais Suffolk da propriedade são oriundos de animais importados do Canadá e Estados Unidos em meados dos anos 80. Atualmente a Fazenda tem adquirido reforço genético de renomados criatórios nacionais.

A Fazenda tem todo o rebanho com registro genealógico reconhecido pela ARCO. O Criador é membro da ASCOGRAN (Associação dos Criadores da Grandedourados), e também faz parte do Projeto APRISCO, que é monitorado pelo Sebrae.

O CRIADOR

O criador Manfredo Junior, avalia o momento de expansão na criação de ovinos da raça Suffolk no Estado, e pela qualidad