Fátima News com Assessoria | 2 de junho de 2010 - 14:43

XV Enapa começa nesta quinta-feira em Campo Grande

XV Enapa começa nesta quinta-feira
A 15ª edição do Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa) superou todas as expectativas, tanto em parcerias quanto em quantidade de inscrições. A informação é da equipe que está preparando o evento, que será o melhor desde sua criação.
 
O XV Enapa será realizado em Campo Grande, nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2010, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, e estão confirmadas 950 inscrições, entre profissionais e estudantes. Apesar do grande número de inscritos, os organizadores abriram mais 100 vagas, que podem ser preenchidas pouco antes da abertura do evento.
 
Assim, quem perdeu o prazo e ainda deseja participar, deve estar no local a partir das 18 horas e fazer o credenciamento, mas atenção: são somente 100 inscrições e este número não será alterado em razão do espaço físico do local.
 
A edição do Enapa de Mato Grosso do Sul terá um diferencial: o Enapinha, um espaço de atividades para crianças que acompanham os participantes, para que estes não precisem se preocupar enquanto estiverem nas palestras. Para o Enapinha, o número de inscrições ultrapassa 80, mas ainda é possível participar.
 
A estimativa dos organizadores é que o número de crianças passe de uma centena, por isso uma equipe de profissionais qualificados preparou atividades especiais como dinâmicas, atividades pedagógicas, cinema, atividades lúdicas, passeio a museu, contador de histórias, enfim, tudo para garantir que os pais tenham tranquilidade para participar do evento.
 
Pela programação, das 18 às 19 horas, haverá o credenciamento, seguido da solenidade de abertura e da primeira conferência, que será proferida por Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (promotor de Justiça do RJ) sobre Direito à Convivência Familiar X Institucionalização Prolongada. As atividades da noite serão encerradas com atividades culturais e lançamento de livro do palestrante.
 
As atividades dos outros dias também serão intensas. Na sexta-feira (4), os trabalhos começam com o Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, que abordará a Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de Crianças em regime de acolhimento institucional e familiar. Em seguida aos debates, cujo mediador será o Des. Josué de Oliveira, haverá o depoimento de um casal que adotou.
 
A próxima conferência será proferida por Tânia Mara Garib, secretária de Estado de Estado de Trabalho e Assistência Social em MS, com o tema O Poder Público e a Rede de Atendimento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Depois da participação do público com perguntas, haverá apresentação cultural.
 
Para abordar O Papel dos Grupos de Apoio à Adoção e sua Relação com o Poder Judiciário estará a conferencista Maria Bárbara Toledo, advogada e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), e para falar sobre Pedagogia da Adoção: Criando e Educando Filhos Adotivos o conferencista Luiz Schettini (psicólogo no PE). Após os debates com perguntas do público, outra família que adotou dará um depoimento.
 
Para finalizar os trabalhos no dia 4, Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga e diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife) falará sobre A Escola para um Novo Conceito de Família, seguido de debates e de relatos de experiências bem sucedidas dos grupos de apoio à adoção e de apadrinhamentos. Haverá também lançamento de livros sobre temas de Adoção.
 
No último dia (5), haverá a mesa redonda Caldeirão de Polêmicas Antes da Adoção: Problemas da institucionalização e da preparação para a adoção, mediada pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande.
 
A seguir, virá a conferencista Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi (psicanalista), com o tema Devolução de Crianças, os debates e mais um depoimento de família por adoção. Por fim, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e coordenador da Infância e Juventude de MS, mediará a mesa Caldeirão de Polêmicas: Problemas e Entraves na Adoção.
 
Ao término do evento, será realizada a eleição para a sede da próxima edição do encontro. A realização do Enapa é responsabilidade da Associação Brasileira dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de MS e do Projeto Padrinho.