Fátima News com Assecom | 1 de junho de 2010 - 06:10

Dourados instala modelo de iluminação pública mais resistente

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai readequar a iluminação das vias públicas com a colocação de luminárias retráteis que ficarão abaixo da copa das árvores. O material tem maior resistência e é totalmente vedado, o que evita desgastes com a exposição ao tempo e acúmulo de poeira, aumentando assim a vida útil da lâmpada em 40%.

“Nossa cidade tem muitas árvores e de grande porte, o que contribui para que as ruas fiquem mais escuras durante a noite, por isso nossa intenção em rebaixar a iluminação fazendo com que a rua fique iluminada e não as árvores, como acontece atualmente”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall.

Serão colocados dentro de seis meses cerca de mil luminárias retráteis com aproximadamente seis metros de altura, metade do comprimento do material utilizado atualmente. Há cerca de um ano esta inovação vem sendo testada na Rua Joaquim Alves Taveira, entre as ruas Ponta Porã e Monte Alegre e não apresentou nenhum problema.

O diretor iluminação pública da prefeitura, Edilson Adolfo Semzack, disse que será colocado um retrátil direcionado para a rua e outro para a calçada. “Testamos para ver se compensava e realmente a diferença é nítida. Vamos priorizar lugares próximos às escolas e igrejas e aqueles onde há mais casos de violência e vandalismo”, explica. Desde o início da atual administração já foram colocados mais de 60 braços de iluminação na reserva indígena atendendo reivindicações das lideranças e comunidade.

A próxima etapa é aumentar estes números e ainda estender o trabalho aos distritos de Dourados. “O prefeito encontrou um déficit de 3.500 braços de iluminação. Nossa meta será reduzir a zero este número até o final desta gestão”, garante Edilson Adolfo. O novo material será colocado de forma gradual, conforme as aquisições e trabalhos de manutenções nos braços antigos.

Teste

Neste mês, a Semsur vai testar um novo modelo de lâmpada no centro da cidade. Conforme o fabricante, o material possui uma duração de 6.000 horas e uma economia de até 80% em comparação a lâmpada comum, por possuir um reator adaptado. Atualmente a lâmpada é utilizada no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Ela tem uma luz clara e não amarelada como as outras e se aprovada pretendemos instalar no município em 2011”, avalia Edilson Adolfo.