Diário MS | 31 de maio de 2010 - 13:12

Manejo de colméias e outros cursos são oferecidos no interior de MS

Em um estado em que 1.300 criadores de abelha produzem em torno de 650 toneladas de mel por ano a busca por capacitação de quem trabalha no setor não pára. Na próxima semana, entre os dias 1 e 5 de junho, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) leva para o assentamento Anda Lucia, em Nioaque, o curso Manejo Básico de Colméias que vai capacitar 10 participantes com 40 horas de aula.

O objetivo do curso é levar aos produtores um conhecimento melhor sobre o sistema de produção das abelhas (mel, cera, pólen), aprendendo a aplicar as melhores técnicas para o manejo das colméias através das aulas teóricas e práticas. Serão abordadas durante o treinamento as noções básicas para o trabalho em apiários, além dos equipamentos e medidas de segurança na atividade.

Diversos outros cursos também acontecem nos municípios de Batayporã, Brasilândia, Coxim, Rio Verde de MT, Figueirão, Bataguassu, Nova Alvorada do Sul, Jateí, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Anastácio, Bonito, Paranaíba, Ivinhema e Amambaí. As capacitações acontecem nas áreas de alimentação e nutrição, atividades agrossilvopastoris, organização comunitária, pecuária e agroindústria.

Os cursos do Senar são oferecidos gratuitamente através dos sindicatos rurais, que repassam as demandas e fazem as solicitações. As ações de formação profissional rural e promoção social atendem aos produtores rurais de todo o Estado através de informações e capacitações para o desenvolvimento do trabalho no campo.