Agência Senado | 29 de maio de 2010 - 06:15

Diretor da Força Nacional diz que DOF é exemplo para o País

Durante a entrega da medalha Águia da Fronteira para autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços para o trabalho do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Luis Antônio Ferreira, que representou o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla, destacou o trabalho do Departamento e disse que é referência para outros Estados.
 
“Em 23 anos do DOF, o balanço dos trabalhos é positivo. Mato Grosso do Sul sai na frente e está servindo de exemplo para a implantação do Projeto de Policiamento Especializado de Fronteira em 11 Estados que integram todos os órgãos de segurança pública. Tem uma larga experiência em diversas ações”, ressaltou Ferreira. Quanto aos investimentos para a construção da sede do DOF, o diretor da Força Nacional disse que serão disponibilizados ainda este ano, mas que ainda não sabe qual o valor do montante. “Os recursos serão suficientes para que os policiais tenham instalações adequadas”, garantiu.
 
O projeto elaborado pela Sejusp com uma planta de 2.380 metros quadrados de área já existe e vai abrigar a sede do DOF e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). Os investimentos previstos são da ordem de R$ 3 milhões.
 
DOF/23 anos
 
O comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, lembrou de como era a estrutura do departamento. “Em 1987, foi criado um grupo de 16 policiais com o nome de GOF para atuar de forma repressiva em Dourados. Pela boa aceitação, com o passar do tempo, o GOF também passou a atuar na prevenção com policiamento ostensivo na faixa de fronteira com o Paraguai e já em 2004, com a denominação de DOF, começou a realizar o trabalho na fronteira com a Bolívia”, informou.
 
O policiamento itinerante é realizado em 51 municípios do Estado, mas com atividades intensificadas na linha que compreende as cidades de Mundo Novo e Corumbá, num total de 12 municípios. O DOF faz o policiamento nas fronteiras do Brasil com Bolívia e Paraguai. Em breve, serão incorporados à instituição mais 24 policiais militares.