30 de junho de 2004 - 08:49

Nova suspeita de vaca louca nos Estados Unidos

 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou no início da noite de ontem nova suspeita de um caso de vaca louca no país, a segunda em apenas cinco dias. Segundo o vice-diretor do departamento, John Clifford, "os testes não são conclusivos e não implicam necessariamente na presença de um caso de encefalopatia espongiforme bovina no país".

Clifford diz ter recebido a notificação às 17h15 local (17h15 de Mato Grosso do Sul). Para ele, “tais resultados são um componente normal no sistema de exames, que é desenhado para ser extremamente sensível e detectar qualquer amostra que possa ser positiva". O USDA segue afirmando, entretanto, que a carne produzida no país é segura e diz que o animal em questão não entrou na cadeia alimentar, bem com o outro suspeito, indicado na última sexta-feira.

"Devido ao fato deste teste não ser conclusivo e por haver chance dos resultados serem negativos, não vamos divulgar detalhes sobre este exame no momento", completou o dirigente. Os resultados destes novos exames, que estão sendo feitos pelo Laboratório Veterinário Nacional, do USDA, deverão ser conhecidos entre quatro e sete dias. Somente se confirmado como positivo o USDA diz que dará maiores informações sobre o animal e sua origem.