Redação Terra | 26 de maio de 2010 - 09:58

Fla e Flu tentam encontrar rumo em clássico; Adriano de fora

Em busca de um caminho após um primeiro semestre sem conquistas, Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Entre os principais astros das equipes, Adriano é baixa certa e Fred também deve ficar de fora.

Este será o segundo confronto das equipes em 2010. No primeiro, em 31 de janeiro, o Flamengo venceu por 5 a 3, em uma virada épica, com três gols de Adriano. Já Fred foi cortado momentos antes daquela partida.

Passados quase quatro meses, muitas mudanças foram realizadas nos dois times. Nas Laranjeiras, Cuca foi demitido. Agora quem está à frente do grupo é o tricampeão brasileiro Muricy Ramalho. Aliás, será a primeira vez que o treinador terá a oportunidade de participar do importante clássico.
Lisonjeado por agora fazer parte da história do Fla-Flu, Muricy deve confirmar a equipe que perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, no último domingo. Mesmo derrotados, o técnico viu uma evolução em comparação com o desempenho apresentado nos dois primeiros jogos do Brasileiro. Porém, ainda resta uma dúvida quanto à participação de Fred. Com dores na coxa direita, o artilheiro se submeteu a uma ressonância magnética e não foi detectada lesão no local. Ainda assim, ele não participou de um treinamento tático às vésperas da partida.
"Vou esperar até o último instante para saber se ele joga", disse Muricy. "Realmente estamos preocupados, porque o Fred é sempre um jogador que faz muita falta. Essas dores que ele sente são comuns, já que a partida contra o Corinthians foi muito puxada. Vamos aguardar".
Do lado rubro-negro, o elenco, ainda em recuperação do baque pela eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores, também está mudado em relação à estreia no campeonato nacional.

O grande personagem da virada no Campeonato Carioca, o atacante Adriano, que marcara três gols no clássico, está fora. Negociando com a Roma, da Itália, o jogador não deve atuar mais pelo Flamengo. É provável que Vinícius Pacheco seja escalado no ataque ao lado de Vagner Love - Diego Maurício corre por fora pela vaga.
O técnico Rogério Lourenço (outra novidade em relação ao último Fla-Flu) não contará também com o volante Kléberson, que integra a Seleção Brasileira. Fernando deve entrar no lugar. Com uma fratura na mão direita, o volante Willians também foi cortado - Rômulo será titular. Poupado do coletivo desta terça-feira com dores no joelho direito, o meia Michael passou a ser dúvida para o clássico. Ramon, que atuou entre os titulares, pode ser confirmado no time principal.

Destaque na vitória por 3 a 1 do último domingo sobre o Grêmio Prudente, em que marcou um gol, o lateral-esquerdo Juan quer repetir o êxito de janeiro contra o rival para embalar de vez no Brasileiro.

"O Fluminense é um time forte, um grupo ofensivo, que tem jogadores de muita qualidade", afirmou. "Faremos o possível para fazer uma boa partida. Vencer um clássico importante como este daria moral à equipe".