Conjuntura Online | 24 de maio de 2010 - 15:06

Caixa lança edital para contratar primeira agência-barco

A Caixa Econômica Federal lança hoje (24), em Manaus (AM), edital de licitação para contratar a primeira agência-barco da instituição. O objetivo da Caixa é fornecer atendimento às populações ribeirinhas que vivem nos municípios da Bacia Amazônica. Serão ampliadas as opções de prestação de serviços e a inclusão bancária, informa nota do banco.

O projeto piloto da agência-barco atenderá no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, numa área que abrange os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori, Codajás e Coari, com uma população de 253 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A área somada dos municípios é de 124 mil metros quadrados e é maior que os estados de Pernambuco e Sergipe juntos e 30% maior que a de Portugal.

Serão oferecidos serviços de abertura de contas, atendimento social - como pagamento e movimentação de PIS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviços, seguro-desemprego, entre outros -, financiamento de habitação de interesse social, além de micro crédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito consignado (com desconto em folha de pagamento).

A agência também poderá viabilizar o suporte para ações de promoção à saúde, de educação e de proteção ambiental, principalmente das bacias hidrográficas.

A Caixa também estuda oferecer o serviço nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia e Roraima.

O edital, publicado hoje (24) no Diário Oficial da União, prevê o fornecimento de serviços de navegação em embarcação com capacidade para 65 pessoas, com toda a infraestrutura naval, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado e serviços de limpeza, copa, cozinha e de tripulação e manutenção do barco.

Segundo a Caixa, a agência-barco deve ter serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização/rastreamento.

A embarcação terá condições de permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais, idosos, gestantes ou com mobilidade reduzida.

Os funcionários da agência também farão separação de lixo para reciclagem, e de lixo hospitalar gerado pelo atendimento médico e odontológico à população ribeirinha, sistema de tratamento de efluentes de esgoto e casco pintado com tinta não poluente.

A licitação tem sessão marcada para o dia 17 de junho de 2010, na modalidade de pregão eletrônico. Mais informações podem ser obtidas no portal de compras da Caixa.