Jornal do Povo | 22 de maio de 2010 - 10:34

Potencial produtivo de MS é destacado durante palestra

Mato Grosso do Sul é a face mais visível do progresso do agronegócio em todo o País. Foi com esse teor que o ex-ministro da Previdência Social e atual consultor da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Roberto Brant, iniciou palestra, proferida na manhã desta sexta-feira (21) durante a 46ª Expoagro, em Dourados

. A iniciativa da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) faz parte do calendário de ações da entidade, que tem por objetivo de fortalecer o conceito do produtor rural na comunidade urbana do País. De acordo com Brant, é preciso construir uma imagem mais real e verdadeira do setor. “Infelizmente o setor não é compreendido pela sociedade.

 As pessoas ignoram o fato de que todo e qualquer processo de progresso é longo e o resultado desse processo longo é um mercado cada vez maior, abrindo portas e provocando melhorias cada vez maiores”, afirma. Para o consultor, a agricultura e a pecuária no Brasil se desenvolveram por descuido e são hoje as responsáveis pelo crescimento da economia brasileira.


Durante a palestra, Brant relata que, de 1975 a 2006 o País triplicou sua produção usando menos terra do que antes. Antes de 1970 o Brasil importava produtos em quantidades consideráveis, a exemplo do leite e do arroz e exportava somente café e açúcar, em pequena escala. Hoje o Brasil está em 1º e 2º lugar no ranking de produção de 12 produtos alimentícios mais consumidos.