Washington Lima / Fátima News | 22 de maio de 2010 - 08:07 FÁTIMA DO SUL

PM encerra Curso de Polícia Comunitária em Fátima do Sul

Washington Lima / Fátima News

O Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária,  realizado em Fátima do Sul, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria de Segurança Pública do Estado,  através da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária em parceria com o Comando do 16º Batalhão de Polícia Militar,  foi encerrado na tarde de ontem (20/05), no Salão Paroquial da Igreja Matriz. 

O Curso foi aberto à comunidade,  onde,  representantes de vários segmentos da sociedade estão participando durante toda a semana de aulas sobre relações interpessoais,  Direitos Humanos,  gestão pela qualidade na Segurança Pública,  Modelos de Policiamento Comunitário no Mundo,  Polícia e Sociedade,  solução e mediação de conflitos.

O objetivo Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária é capacitar os Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais a gerenciar a ordem pública orientado pela filosofia de polícia comunitária, bem como capacitar as Lideranças Comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança na busca da Paz Social por meio da participação comunitária com atuação direta na filosofia de polícia comunitária e mobilização social de outras lideranças comunitárias.

Na parte da manhã do dia 21/05/10 (sexta-feira),  um grupo de várias pessoas,  entre elas policiais militares,  membros do conselho tutelar,  professores,  policiais civis,  vereador,  lideranças comunitárias e bombeiros militares realizarão aula prática e aplicarão a filosofia de polícia comunitária em um dos bairros da periferia da cidade de Fátima do Sul. 


Durante a solenidade de encerramento foi Instituído o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Fátima do Sul,  criado através de publicação no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul nº 7. 710 de 20 de maio de 2010.

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

O Conselho Comunitário de Segurança, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de Segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

A implementação do Conselho Comunitário de Segurança vem demonstrando que a atuação Policial nos processos de proteção de segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito Constitucional de que "a Segurança Pública é dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de todos". (CF art, 144).


Fazem parte do Conselho: As organizações de polícia que atuam no local; o cidadão comum que resida, estude ou trabalhe na comunidade; as autoridades públicas dos diversos órgãos e esferas de governo; a comunidade de negócios; as organizações não governamentais que atuam na comunidade e a mídia.

AULA PRÁTICA

Durante o curso foi realizada a aula prática, onde os participantes devidamente identificados,  realizarão visita ao bairro Cohab,  onde repassaram de casa em casa,  informações sobre segurança,  formas de estreitamento dos laços entre comunidade e órgãos de segurança pública,  informações de como prevenir o crime e de como a comunidade pode participar e ser uma aliada, ativa no processo de prevenção da criminalidade. 

Todos os concludentes do Curso receberam o certificado de 44 horas aula,  expedidos pelo Ministério da Justiça.