Dourados News | 20 de maio de 2010 - 05:18

Campanha de vacinação contra gripe comum termina amanhã

O prazo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso termina nesta sexta-feira, dia 21 de maio e, até o momento, apenas 87.441 das 222.650 pessoas com 60 anos ou mais de idade se imunizaram ewm Mato Grosso do Sul. Essa coberta corresponde a 39,27%. A procura pela vacina contra a gripe comum no Estado está pequena.

Nesse panorama de baixa procura, destaca-se o serviço de imunização dos municípios de Novo Horizonte do Sul (80,00%) – primeiro do Estado a atingir a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde que é exatamente de 80% –, Chapadão do Sul (69,32%), Sonora (64,63%) e Guia Lopes da Laguna (60,36%). Outros dez municípios já ultrapassaram os 50% de vacinação.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe comum é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve se imunizar. Para os idosos receberem a dose é obrigatória a apresentação do RG. Se a pessoa tiver o cartão de vacinação também é recomendável levá-lo. Só não pode vacinar quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Aqueles idosos que tem alguma doença crônica e ainda não vacinaram contra a gripe A H1N1 serão imunizados contra as duas gripes – em um braço irão tomar a vacina contra a gripe comum e no outro contra a gripe pandêmica.