Dourados News | 19 de maio de 2010 - 16:20

Dourados lança Festival de Arte, Cultura e Audiovisual na sexta

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza sexta-feira, às 19h, o lançamento do projeto Festival de Arte, Cultura e Audiovisual de Dourados (Feac), no Teatro Municipal. O ato terá uma mostra cultural das atividades que são desenvolvidas nas escolas municipais. O Feac busca valorizar as produções criadas em sala de aula pelos alunos e apresentá-las à comunidade.

Com objetivo de aprimorar e integrar a utilização das novas tecnologias no processo educativo e na valorização da cultura douradense, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), em parceria com o Departamento de Cultura da Semed, propôs a criação do Feac. O projeto envolverá todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, que poderão participar nas modalidades de artes visuais, dança, teatro, música e audiovisual.

Serão realizados quatro eventos para promoção das atividades do projeto, com duas semifinais em agosto e um encontro em setembro para apresentação dos trabalhos de artes visuais, teatro, música, dança, audiovisual e interdisciplinares. A programação será encerrada em novembro.

“Esperamos que com o projeto os alunos explorem a cultura da região e do Estado, que possui tantas misturas culturais e que com isso tenham um aprendizado significativo e valorizem a arte regional. Visamos ainda a melhoria da qualidade educacional nas diversas áreas do conhecimento”, diz Adriana Pedroso, uma das organizadoras do evento.

Conforme Adriana, proporcionar um projeto que explore a cultura regional irá produzir aprendizagens sociais significativas, num processo educativo centrado no aluno. “A cultura tradicional do Estado é uma mistura de várias migrações. Assim, neste projeto estaremos em busca de explorar esta rica mistura, voltado para a área educacional, dando oportunidade de toda comunidade escolar interagir e colaborar na elaboração das ações”, afirma.

A expectativa é mobilizar a sociedade douradense em torno de um grande movimento cultural, envolvendo a comunidade estudantil, descobrindo novos talentos e possibilitando ao público em geral a aproximação e o contato com a cultura através de ações efetivas. “Queremos ao mesmo tempo propiciar aos alunos participantes um contato com o setor de produção artística e audiovisual, em grande ascensão no mercado de trabalho”, ressalta Adriana.