Fátima News com Assessoria | 19 de maio de 2010 - 13:56

Ivinhema recebe Caravana Mais Alimentos dia 2 de junho

Evento tem o objetivo de criar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social da Agricultura Familiar em MS.

O governo do Estado, por intermédio da Seprotur - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Prefeitura de Ivinhema realizam no próximo dia 2 de junho, às 8 horas, a 1ª Caravana Mais Alimentos de Mato Grosso do Sul. Esse encontro acontece no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi.

O evento, voltado à modernização das propriedades rurais e ampliação da produção familiar, também será realizado em Dourados e Campo Grande, respectivamente, nos dias 31 de maio e 4 de junho. 

Agricultores familiares interessados em participar do evento em Ivinhema podem fazer suas inscrições na Agência da Agraer ou na Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 28 de maio, nos horários das 7 às 11h e das 13 às 17horas.

“Estamos já nos organizando juntos as cidades vizinhas para receber essa Caravana. São ações como essa que contribuem com o desenvolvimento da agricultura familiar não só de nossa região mas de todo o nosso Estado”, destaca o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara.

A Caravana Mais Alimentos terá a participação de vários representantes de municípios vizinhos, do governador do Estado, André Puccinelli e também conta com o apoio do Banco do Brasil e do Sindicato Rural de Ivinhema.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado da (Seprotur), Paulo Engel – que organiza o evento ao lado da Agraer, MDA, distribuidores, indústrias, Famasul e sindicatos rurais, além de representantes de aproximadamente 30 prefeituras sul-mato-grossenses – a intenção é facilitar e ampliar o acesso ao crédito do Pronaf Mais Alimentos em todo o Estado.

“Queremos ampliar a produção de alimentos e a rentabilidade do agricultor familiar”, salienta. Com este objetivo, explica Engel, a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, traçou junto ao governo federal e iniciativa privada as parcerias necessárias para a realização da 1ª “Caravana Mais Alimentos” no Estado.

“Hoje, infelizmente, muitos agricultores familiares que já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) desconhecem a existência deste programa, ou, ainda, não contam com projetos voltados à aquisição de equipamentos capazes de ampliar sua produção e rentabilidade”, explicou.

 
De acordo com o secretário ajunto da Seprotur, a linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos  - que possui teto de até R$ 100 mil por produtor - contempla a compra de aproximadamente 2800 equipamentos e implementos agrícolas. Outra vantagem do programa, são as condições do crédito. “O financiamento possui taxa de juros de apenas 2% ao ano e prazo de pagamento de até 10 anos, com até três de carência”, destaca.