Centro em Vicentina tem dependências e rede de apoio e acolhimento à pessoa autista
Na inauguração do centro, prefeito Cléber anuncia que ações de inclusão serão ampliadas em Vicentina
O Dia Mundial do Autismo em Vicentina foi marcado pela inauguração oficial do novo centro municipal de apoio à pessoa autista, neste 2 de abril. A solenidade foi marcada pelo acolhimento, sensibilidade e partilha de sentimentos e luta pela visibilidade e inclusão.
Estruturado em novas instalações físicas, o novo centro oferece terapia e acompanhamento nas principais áreas necessárias ao acompanhamento da pessoa autista. Suas dependências garantem espaço aos profissionais e equipamentos para o trabalho de acolhimento dos autistas e suas famílias.
O novo centro de apoio à pessoa autista de Vicentina já atende 33 pessoas, sendo que mais três estão em observação para inclusão. Coordenado pela psicopedagoga Vilma Brito da Silva Leal, o espaço contempla uma rede de apoio que atende pessoas de dois a 17 anos, sendo das 7h às 19h em dois dias e das 7h às 17h em três dias da semana.
A inauguração foi marcada por palestras e depoimentos de pais de autistas, especialistas na área de acolhimento e acompanhamento. A palestra principal foi de Patrícia Leal, enfermeira, coaching integral sistêmica e mãe atípica. O evento também teve o depoimento de Edivo Gomes da Silva Junior, perito oficial forense papiloscopista, professor, atípico e pai atípico
A secretária municipal de Saúde, enfermeira Ludelça Dorneles dos Santos, falou que a preocupação de estruturar o centro levou em conta a necessidade de se dar uma atenção integral à pessoa autista. “Procuramos conhecer o trabalho e experiência de outros lugares e implantamos em Vicentina um centro com uma rede de apoio, atendimento e acompanhamento”, afirmou emocionada a secretária.
Ampliar a inclusão – Ao inaugurar o novo centro de apoio ao autista, ao lado da primeira dama Érica e do vice-prefeito Eduardo Oncinha, o prefeito Cléber Dias da Silva disse que Vicentina já é referência na abordagem e acolhimento. “Aqui não é somente terapia, a pessoa autista, de todas as idades e suas famílias, tem a disposição uma rede de profissionais preparada para oferecer o atendimento. Esta equipe multidisciplinar já está fazendo a diferença na vida destas pessoas”, declarou o prefeito.
Cléber aproveitou também para anunciar a disposição da gestão em ampliar o contexto do atendimento à pessoa autista e suas famílias em Vicentina. Ele disse que o próximo passo será buscar estruturar as condições necessárias para promover a socialização, adequando as instalações para que o centro se torne a extensão de suas casas.
Casa Acolher – O prefeito vicentinense anunciou ainda a implantação do Projeto Casa Acolher, que vai ser coordenado pela primeira dama Érica Cordeiro da Silva. Quando da ativação do projeto, a pessoa autista também será contemplada, com a introdução da dança, natação e possivelmente a equoterapia. “Nossa gestão rem compromisso também com a inclusão”, exclamou Cléber.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

MS e ONU iniciam planejamento para receber mais de 130 países em debates da COP15 de 2026

Tragédia em Graz: Ataque a tiros em escola deixa 10 mortos e 12 feridos na Áustria

Avó intoxica bebê brasileiro após dar mistura de ervas, maconha e álcool na fronteira

Cientistas chineses reativam nervos e fazem paralisados voltarem a andar em 24 horas

Cientistas coreanos descobrem técnica capaz de reverter células cancerígenas ao estado normal
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

JATEÍ abre mais uma Festa da Fogueira que termina no domingo, veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA
