Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 30 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS

VACINA NO MS: Assinado convênios para testes de 03 vacinas contra o Coronavírus

VACINA NO MS: Assinado convênios para testes de 03 vacinas contra o Coronavírus

7 Out 2020 - 17h18Por Correio do Estado

Foi assinado nesta quarta-feira (7) o termo de cooperação técnica para a realização de testes com três vacinas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. 

Serão os imunizantes Ad26.COV2.S – do laboratório belga Janssen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson –, a Coronavac – do laboratório Sinovac e a terceira da farmacêutica francesa Sanofi em parceria com a empresa britânica GSK. 

O documento foi assinado entre o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, e os pesquisadores que conduziram o projeto de dois imunizantes, Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio.

Ao todo serão 3 mil voluntários alcançados, sendo 2 mil para a vacina da Janssen-Ciliag e mil para a Coronavac.

A captação de voluntários do imunizante da Johnson & Johnson deve começar em 15 dias.

“No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse a pesquisadora.

Os testes do imunizante no Brasil foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado. 

A pequisa em fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, pretende avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 em adultos com 18 anos ou mais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fornecerá a estrutura física adequada para o funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).

A segunda, a Coronavac, que é produzida pelo laboratório chinês em parceria do Instituto Butantã, também serão coordenados pelos pesquisadores. Neste caso, todos os voluntários serão profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em 10 dias.

Já a terceira vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. A SES, porém, estima que a pesquisa só tenha início a partir de janeiro de 2021.

O Correio do Estado já havia adiantado que as vacinas seriam testadas no Estado. Havia a expectativa de que os convênios fossem assinados na semana passada.

Além dos testes para os imunizantes específicos para a Covid-19, Mato Grosso do Sul também participa da pesquisa com a vacina da BCG, usada para tuberculose.

De acordo com o médico infectologista Julio Croda, que coordena a pesquisa no Estado, a aplicação dos imunizantes será iniciada no dia 19 deste mês.

O estudo quer saber que a vacina já utilizada pode servir também para evitar a infecção pelo novo coronavírus ou, ao menos, evitar a forma mais grave da doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU
Pandemia avança e MS registra 555 novos casos de Coronavírus em apenas 24h
MS ENTRE OS 5 DO PAÍS
Mato Grosso do Sul é o 5º maior gerador de empregos do país no acumulado de 2020
BRIGA DE CASAL
Marido tenta esfaquear mulher e coloca fogo na casa em Navirai
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem espancou ex com socos e joelhadas, desfigurando o rosto dela em Navirai
ACIDENTE FATAL
Idoso morre após ser atropelado na MS-141 em Ivinhema
DEEP CAUGTH
Professor de Direito é preso em operação contra a pedofilia na internet em MS
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Investimentos em obras do Governo do Estado em Alcinópolis somam R$ 11,4 milhões
DINHEIRO NA CONTA
Governo deposita salários de servidores nesta sexta-feira, dia 30
MS 43 ANOS
Em Pedro Gomes, Governo do Estado investe R$ 13,7 milhões em obras de infraestrutura
BONITO - MS - FERIADÃO
Policiais vão ficar em pontos estratégicos da cidade para evitar aglomerações no feriado em Bonito