Menu
SADER_FULL
quinta, 4 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS

Vacina chega a Mato Grosso do Sul e distribuição aos municípios começa ainda hoje

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Campo Grande

18 Jan 2021 - 16h40Por Paulo Fernandes, Subcom, e Rodson Lima, SES

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Campo Grande nesta segunda-feira (18) e serão distribuídas, a partir das 20 horas, aos 78 municípios do interior de Mato Grosso do Sul. São cerca de 158 mil doses - 97 mil destinadas à população indígena aldeada e 61 mil aos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e aos idosos em asilos. 

O transporte a Campo Grande foi feito em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fizeram a escolta do caminhão da Base Aérea de Campo Grande até o pátio da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve). Dentro do Estado, a distribuição será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Civil e Militar.

Momento histórico: a chegada das primeiras doses da vacina Coronavac em Mato Grosso do Sul

O governador Reinaldo Azambuja fez questão de acompanhar pessoalmente a chegada do imunizante à Base Aérea. “É uma expectativa do Brasil. Acho que todos nós aguardávamos esse momento de poder receber as primeiras doses. São 158 mil. Uma ansiedade de toda a população. Sempre defendemos o Programa Nacional de Imunizações e agora vamos seguir à risca. Esse carregamento sai, vai para o nosso laboratório e em 48 horas vai para todos os municípios. É um momento importante. Pelo menos começou”, disse Reinaldo Azambuja. 

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, também acompanhou a chegada das vacinas e falou das expectativas para este ano. "É o início de um processo que não para, nós temos que ter a consciência ainda, de ter cuidado, manter os nossos hábitos de proteção, máscara, lavar as mãos, cuidado com as aglomerações, para que a gente possa atravessar esse ano mais tranquilo, reativar a economia e seguir adiante com o desenvolvimento do nosso Estado. É um momento emocionante", afirmou.

Riedel agradeceu o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB) nesse momento importante vivido pelo país, citando os militares envolvidos na operação para trazer as vacinas a Mato Grosso do sul: comandante do Esquadrão Onça, tenente-coronel Aviador Marcelo Alexandre Browne Issa, e chefe do Estado Maior da Ala 5, aviador Mateus Barros de Andrade.

Mais doses são aguardadas para as próximas semanas, segundo o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. “Aguardamos para que a gente tenha um quantitativo adicional para continuar imunizando a nossa gente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações. É um momento de alegria e de emoção”, afirmou. 

Três pessoas serão vacinadas ainda nesta segunda-feira (18) no Hospital Regional: a índia terena Domingas da Silva, de 91 anos, da aldeia Tereré, em Sidrolândia; Maria Bezerra de Carvalho, de 82 anos, que mora no Asilo São João Bosco; e o médico Márcio Estevão Midom, 43,que está na linha de frente no combate à pandemia.

A vacinação em Mato Grosso do Sul só foi possível porque, no domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em decisão unânime, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. 

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVAC
Sexta remessa de vacinas são entregues nesta quinta pelas forças de segurança
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura de Bodoquena abre processo seletivo com salários de até R$ 3.686,38
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Investimentos em rodovias, pontes e estradas contribuem com escoamento da produção de soja em MS
SITUAÇÃO INCONTROLÁVEL
Cidades de MS discutem lockdown, mas Geraldo pede mais prazo
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
JBS anuncia 154 vagas de emprego para unidades de Dourados e Ponta Porã
ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA
Sexto lote de vacinas, com 27,8 mil doses, chega a Mato Grosso do Sul
PREOCUPANTE
MS registra 91% dos leitos públicos de UTI para Covid-19 ocupados, aponta secretaria de Saúde
CONCURSO PÚBLICO
Reinaldo Azambuja autoriza concurso público com 250 vagas para Polícia Civil
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha pede ação emergencial para conter abuso das taxas cartorárias no Estado
NOVA ELEIÇÃO
Sidrolândia terá nova eleição para prefeito, decide Tribunal Superior Eleitoral