Na última quinta-feira (29), foi divulgada a lista de artistas participantes da 2ª Bienal das Amazônias, que acontecerá de 29 de agosto a 30 de novembro de 2025, em Belém (PA). Na lista dos artistas e coletivos selecionados estão as artistas de Mato Grosso do Sul Ana Ruas e Buga Peralta.
“Vou apresentar uma instalação feita de argila que representa uma comitiva de gado e é um trabalho que conta um modo de vida, uma prática que está enraizada no cotidiano dos pantaneiros. Desperta memórias afetivas, tem identidade, tradição, cultura. Emociona as pessoas, né? E mostrar essa obra na Bienal tem muita importância para mim, porque é poder celebrar nossas raízes, valorizar nossos costumes, as nossas tradições”, explica a artista plástica sul-mato-grossense Buga Peralta.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS fala da importante parceria da cultura nas ações de divulgação dos destinos turísticos do Estado.
“Estamos muito felizes com a seleção da Buga, parceira de longa data do turismo de MS e também a Ana Ruas, e nesse ano em que acontece a COP 30 lá no Pará. A Buga é uma parceira do turismo, está sempre conosco nos eventos com sua arte fantástica, como foi no road show ‘Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza’, que fizemos em São Paulo, no ano passado. Essa seleção delas entre 74 artistas de vários países reforça nossa identidade cultural e dá visibilidade ao destino Mato Grosso do Sul”, enaltece.
A seleção
A seleção dos 74 artistas e coletivos da Pan-Amazônia e do Caribe para a Bienal das Amazônias foi realizada pela curadora-chefe Manuela Moscoso, em colaboração com Sara Garzón, curadora adjunta desta edição, e Jean da Silva, cocurador do programa público.
As obras dialogam com o conceito “Verde-distância”, inspirado no romance Verde Vagomundo, do escritor paraense Benedicto Monteiro.
Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Fotos: Arquivo pessoal Buga Peralta
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs

Professores lançam Dicionário de Ruas com histórias e homenagens de Fátima do Sul

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon

Pantanal terá plano de fortalecimento em Mato Grosso do Sul para todas as cadeias pecuárias

Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípi
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
